Tratamento do equilíbrio em idosos institucionalizados através da reabilitação virtual.
- HELLO FISIO
- 10 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
ENVELHECIMENTO.
• É um processo dinâmico, progressivo e inevitável, estando associado às:
- alterações físicas;
- Fisiológicas;
- Psicológicas;
- Sociais.
• Influenciando na redução da independência e capacidade funcional, comprometendo assim, a qualidade de vida dos idosos
[if ppt][endif]
• Dentre as perdas funcionais ocorridas podemos citar a perda do equilíbrio, que atualmente é considerado o fator responsável por lesões:
- Quedas;
- Fraturas;
- alterações na marcha dos idosos.
REALIDADE VIRTUAL.
• Assim, a realidade virtual demonstra ser uma poderosa ferramenta no tratamento e treinamento de diversas alterações físicas, pois, o novo método é motivador e divertido.
[if ppt][endif]
• Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi o de avaliar sua eficácia no tratamento do equilíbrio dos idosos.
METODOLOGIA.
• Para a realização do estudo foi utilizado:
- 6 amostras;
- entre 60 a 70 anos de idade;
- institucionalizados em uma casa de repouso para idosos.
• Os procedimentos da pesquisa foram divididos em duas fases.
1ª fase: fase consistiu na avaliação do cognitivo e equilíbrio dos indivíduos através da aplicação do Mini Exame do Estado Mental e da Escala de Equilíbrio de Berg.
2ª fase: consistiu na realização do tratamento sensorial do equilíbrio, onde foram utilizados um simulador virtual de jogos e seus acessórios, e um televisor.
O JOGO.
• Nessa fase foram realizadas:
- 15 sessões
- 3 vezes consecutivas na semana,
- Duração de 15 minutos.
• Durante o treinamento os participantes foram instruídos a permanecer sobre a plataforma do simulador virtual e foi apresentado no televisor um jogo.
[if ppt][endif]
• Os participantes eram estimulados a se manterem o maior tempo possível equilibrado durante a realização das atividades propostas pelo jogo.
[if ppt][endif]
• No jogo, o indivíduo era representado por um boneco.
FASE DE TREINAMENTO DO EQUILÍBRIO.

RESULTADOS.
• Foi realizada análise de eficiência das 15 sessões feitas pelos indivíduos, comparando os dados coletados com a EEB antes e após a realização das sessões, onde a pontuação de cada indivíduo é mostrada na tabela.
Análise comparativa dos dados antes e após 15 sessões

• Pelo teste de sinais observou que há uma diferença significativa entre antes e depois das 15 sessões realizadas, verificando que o treinamento foi eficaz e que sua média de pontuação aumentou com 95% de confiabilidade.
Evolução dos indivíduos com o treinamento

CONCLUSÃO.
• Os resultados deste estudo permitiram concluir que a realidade virtual é um valioso instrumento para a fisioterapia e sua aplicação no treinamento do equilíbrio em idosos, pois, com a interação entre paciente e máquina é visivelmente notável que o feedback é imediato.
REFERENCIAS.
PAIVA, Natana Batista de et al. Tratamento do equilíbrio em idosos institucionalizados através da reabilitação virtual. XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e XI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba , Itajubá – MG, 2011.
bibliografia,eletrônicas e demais formas de documento. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v19n3/pt_1809-9823-rbgg-19-03-00473.pdf> . Acesso em 02 de Julho de 2019
bibliografia,eletrônicas e demais formas de documento. Disponível em: <http://revistaneurociencias.com.br/edicoes/2008/RN%2016%2002/Pages%20from%20neuro_vol_16_n2-5.pdf> . Acesso em 02 de Julho de 2019
Comments